Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Os elementos de Exú





Na lingua Yorubá, Exú significa " esfera". É o princípio natural de tudo; é o inicio, o ponto de partida, o nascimento, a força de criação. O equilibrio negativo do Universo, sem se dar, neste caso a conotação de maldade. Exú é o primeiro passo, a célula inicial de geração de vida.
É o "ser", aquele que gera o infinito, o primogênito, Senhor dos caminhos, das ruas, aquele que dá passagem.
Seu elemento é o fogo ( embora Terra e Ar, tambem são elementos do Exú)
 Psiqué dos filhos de Exú
 Ao contrário do que se pensa, Exú é um Orixá. Evidentemente não estamos falando de sua falange, a que chamamos de Exú Mangueira, Exú Caveira, Exú Mirim, entre outros. Estamos, neste caso, nos referindo à força da natureza do Orixá Exú.
Lado Positivo
 Aqueles que são regidos por Exú, apresentam uma personalidade  muito marcante e um comportamento cotidiano muito diverso.
Os regidos por Exú são pessoas altamente fiéis aos seus princípios, aos amigos, às suas causas. São de extrema coragem e dedicação a tudo que se entregam. Amáveis de um modo geral, não se preocupam com o tamanho do sacrifício para atender a todos os que ama. E amam de fato, com uma paixão quase cega, sem limites, ou obstáculos.
 Excelentes amantes, são os mais fantasiosos e entusiastas do sexo. Se a virilidade é uma caracteristica básica de Exú, é também daqueles regidos por este Orixá. São capazes de amar profundamente, até a mais de ua pessoa, mas atendendo a todas igualmente e com o mesmo ardor, com a mesma paixão e o mesmo afeto.
 Os regidos por Exú são comerciantes hábeis e espertos, capazes de fecharem os negócios mais impossiveis e desfazerem outros da mesma maneira, graças a sua capacidade em convencer as pessoas. Profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, pois não existe filho de Exú que não se empenhe até a raiz dos cabelos para conseguir seu intento. São fortes, capazes, românticos, felizes, sinceros, astutos; atentos, rápidos, despachados, praticamente invencíveis, ardorosos e sagazes.
Lado Negativo
 São severos em tudo e por tudo, pessoas  exigentes ao extremo. Os regidos por Exú são perfeccionistas. Se por um lado são amigos fiéis, por outro lado, os mais implacáveis inimigos que se tem notícia.
 Dominadores, eles vão chegar à última instância para ter aquilo que desejam. Os filhos de Exú são impulsionados pelo capricho pela mais extrema vaidade e desejo de possuir. São confiáveis, porém, muito perigosos. Pessoas do tipo que dão apenas um mugido de boi para entrarem numa briga, mas que dão boiadas para dela não saírem. Brigões por natureza, são eximios lutadores e de uma disposição fora do comum.
Mentem, para salvaguardar seus segredos. Fazem tudo de graça, mas intimamente sempre esperam serem bem recompensados pelo trabalho. Apesar do estilo simples, os filhos de Exú gostam de ostentar e conquistar espaços que não lhes pertencem. Não são vagos, são objetivos, mas têm sempre um grande plano, uma peripécia pronta para ser executada. Gozadores e galhofeiros, os filhos de Exú são donos  das melhores idéias, mas a maioria delas com o objetivo de "aprontar" com alguém. São grosseiramente amáveis, mas estupidamente grosseiros quando irados. Sonsos, debochados, intrigantes, misteriosos, gozadores, enganadores, ladinos, brincalhões, severos, exigentes e de sorriso aberto.
Biótipo
 Homens - Sempre altos, de bom porte físico e de olhar marcante.
 Mulheres - De belo corpo, estatura média e olhar muito marcante.
Precauções:
Devem sempre se afas tar de brigas, tóxicos, bebidas, de maus elementos e tambem do mar, que exerce uma atração negativa nos filhos de Exú.
Côr: Preto, vermelho, branco (fundamentalmente)
Metal: Prata e Ouro
Pedra Preciosa: ônix e rubi
Profissão: Militares, diplomatas, jornalistas, vendedores, comerciantes.





Que a Divina Luz esteja entre nós 
Emidio de Ogum 
http://espadadeogum.blogspot.com 
RECOMENDE AQUI ESTE ARTIGO NO BOTÃO +1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco